OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Na quinta-feira a noite houve um trágico acidente em Allier (França) entre um miniautocarro e um camião. As investigações continuam para entender as razões que levaram o condutor de 19 anos de idade a despistar-se e provocar a morte dos doze passageiros presentes. A viatura vinha da Suíça de viagem para Portugal, onde os passageiros estavam ansiosos de passar a Páscoa com os familiares.

Sendo filha de emigrantes portugueses, eu conheço este sentimento de ansiedade e de felicidade a ver diminuir os quilómetros até Portugal. Este sentimento de saudade descrito por quase todos os portugueses aquase, incluindo os que já nasceram fora de Portugal como eu, mas que se sentem em casa quando regressam.

Os emigrantes trabalham o ano inteiro para poder passar as melhores ferias do mundo com os familiares no seu país. Por isso hoje penso aos familiares das vítimas, ao sentimento de felicidade que elas tinham nessa viatura antes do terrível acidente. Iam passar a Páscoa com a família, sendo uma festa religiosa tão importante para os portugueses, um momento de paz e amor que é tao precioso hoje em dia e que se vê tão pouco.

Espero também que se vai saber o que realmente aconteceu nessa noite graças ao condutor que sobreviveu. Ele poderá explicar as circunstancias do acidente e dissipar a dúvida principal sobre o numero de passageiros que estavam presentes e se foram respeitadas todas as medidas de segurança.

É muita responsabilidade para um jovem de 19 anos de idade, mas também há dúvida como foi possível atribuir tanta responsabilidade. Também existem dúvidas sobre as regras aplicadas a este tipo de veiculo e se não deveriam impor uma idade mínima de 21 anos para o condutor.

Os meus pensamentos vão para as vítimas, para os familiares e para cada emigrante que regressa ao seus país vivo e feliz, pronto a aproveitar o tempo com a família.

Marina DOS SANTOS

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s